Neste sábado dia 12/10, vamos comemorar uma das datas mais importantes da sociedade e do comércio. Há importância na vertente comercial, já que bilhões de reais circulam na economia brasileira no dia da criança.
Para as famílias, é um dia especial, pois é o dia que seus filhos são os protagonistas. Como não poderia ser diferente, o mundo político não deixa passar a oportunidade e também usa o dia das crianças como vitrine oportuna.
Penso que, além de presentes e festinhas pra comunidades carentes, a classe política precisa cuidar das crianças em suas reais necessidades de forma contínua, lhes garantindo saúde, educação e sociabilidade com lazer, cultura e esportes. Os gestores públicos quase nunca se preocupam com as crianças como deveriam, a exemplo do trato com o conselho tutelar, onde só existe atenção em períodos eleitorais. Fora desses períodos, ocorre descaso no trato com as necessidades de políticas públicas infanto-juvenis.
Em pré campanhas de vereadores e prefeitos, é comum grupos organizarem festas e eventos com distribuição de brindes e presentes para a criançada, que em sua maioria possuem foco nos candidatos e não nas criancinhas. Quiçá um dia, as nossas crianças venham a ter 365 dias em sua homenagem, com as garantias constitucionais fundamentais sendo garantidas por nossa classe política. Que venham muitos dias das crianças, com reflexões sobre o que queremos ser e onde queremos chegar.
Eu sou Jerberson Josué, um estudante na escola da vida.