Faltando menos de 11 meses pra eleição de prefeito em Ilhéus, 5 nomes tem se destacado diante do eleitorado ilheense. O prefeito Mário Alexandre, buscando a reeleição, Cacá Colchões buscando ser o nome das oposições, Júnior Reis buscando força no eleitorado em especial aos fieis ao seu pai ex prefeito Valderico Reis, Lu Cerqueira, buscando ser a quarta via em especial para o eleitorado feminino que é maioria, e o empresário Nilton Cruz do PT, que nos últimos dias ganhou força junto ao eleitorado da centro esquerda e visa a construção com partidos progressistas, tendo agora um cabo eleitoral fantástico e de peso, que livre deve vir ajudar na eleição de prefeito em Ilhéus, que é o ex presidente Lula. Nílton Cruz conta com a estratégia da escolha de cidades importantes para o PT ter candidatos. Além de Lula, Nilton Cruz conta a possibilidade de ter em seu palanque, o senador Wagner e o governador Rui Costa.
Esse último normalmente não se envolve nas disputas locais, porém, o prefeito Mário Alexandre fez movimentos em direção ao bolsonarismo e inclusive trouxe pra sua base o PSL, até então partido do presidente. Esse movimento deixou o governador Rui Costa de olho bem aberto, inclusive em relacao as declarações do prefeito sobre ele Mário ser o autor dos projetos que o governador executa na cidade, em resposta a crítica de que Rui seria o prefeito em exercício. Todas essas pimentas, esquentam e bagunçam o tabuleiro da sucessão municipal em Ilhéus. Temos muitos outros nomes citados nas conversas de serem virtuais candidatos, porém ainda sem robustez e musculatura eleitoral visível.
As portas não estão fechadas pra novos nomes, principalmente porque 80% do eleitorado ilheense não quer nem ouvir falar de política. Porém observam atentamente cada movimento de cada pretensos candidatos. Até outubro de 2020, muitas águas vão rolar debaixo da ponte, inclusive a nova ponte Ilhéus/Pontal, será uma maravilhosa arma eleitoral, criança de muitos pais. Quem souber se comunicar melhor com a população leiga terá êxito eleitoral.
Eu sou Jerberson Josué, um estudante na escola da vida.