Visita do governador Rui Costa ao canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus, marca início das intervenções do empreendimento.
blog do JERBERSON JOSUÉ
O
governador Rui Costa esteve em Ilhéus nesta quarta-feira (25), quando visitou o
canteiro de obras do Porto Sul. O momento marca o início dos serviços no porto,
mais exatamente no local onde será construída a ponte sobre o Rio Almada, que
terá acessos pela BA-001 e BA-262. Nesta etapa da obra serão construídas vias,
instalação de sinalização, pontes, implantação de redes elétrica e de água,
entre outras ações. Concluída essa fase, será iniciada a construção e
desenvolvimento da estrutura do empreendimento.
As obras iniciais do Porto Sul
devem ser concluídas em abril de 2022, que representa o sistema viário interno
com ligação a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O cronograma das duas obras está
sendo realizado em sincronia. "Hoje é um marco para o início das obras. A
ponte será a primeira edificação desse projeto e, a partir daqui, teremos todo
o sistema viário que vai conectar o Porto Sul às diversas rodovias que dão
acesso a essa região. Essas obras internas serão concluídas até meados de 2022.
Paralelo a esse início de obras, estamos acompanhando outra obra importante.
Esta semana estive com o ministro da Infraestrutura para acompanhar o processo
de leilão de licitação para a conclusão da Fiol, que falta 25% das obras a
serem concluídas, entre Ilhéus e Caetité", destacou o governador.
Ainda segundo Rui, "essa
licitação trará sentido a esse grande projeto, materializando um sonho não só
da região sul mas de todo o oeste e de todo o interior da Bahia. Significa a
integração do estado, que trará mais oportunidades de emprego e renda para os
baianos".
O terminal portuário permitirá a
ampliação do corredor logístico na Bahia viabilizando também a atração de novos
negócios para a região. O Porto Sul é um investimento realizado pelo Governo do
Estado e pela Bahia Mineração (Bamin), que conta com recursos de R$ 2,5
bilhões. A obra gera 400 empregos diretos quando alcançar o pico, e outros
1.200 postos de trabalho indiretos. O empreendimento, que já possui todas as
licenças ambientais necessárias para a evolução da obra, será fundamental para
o escoamento da produção de minérios e de grãos.
De acordo com o
presidente-diretor da empresa da Bamin, Eduardo Ledsham, "essa primeira
fase da obra, que vai durar 22 meses, vai suportar todo o crescimento desse
complexo portuário, que vai ter capacidade para operar até 40 milhões de
toneladas, por ano, não só de minérios, mas também de fertilizantes, grãos e
outras cargas. Esse volume, com certeza, vai alavancar o desenvolvimento do
estado".
O
secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, também ressaltou que
a obra trará um crescimento para toda a Bahia. "Além disso, a obra vai
gerar crescimento para o centro-oeste do Brasil, que terá um corredor de
exportação bastante competitivo e moderno. A Fiol termina ano Porto Sul, então
é por aqui que serão escoadas as cargas transportadas pela ferrovia",
explicou.
O
evento contou ainda com as presenças do secretário estadual do Meio Ambiente,
João Carlos Oliveira; da diretora do Inema, Márcia Teles; do presidente-diretor
da Eurasian Resources Group (ERG), controladora da Bamin, Benedikt Sobotka; e
do diretor nas Américas da ERG, Erik Gaustad.
A Bamin é uma empresa brasileira
de mineração que iniciou suas atividades em 2005 com um projeto pioneiro para o
estado da Bahia. O empreendimento denominado Projeto Pedra de Ferro pretende produzir
18 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, apoiado em uma gestão de
excelência e sustentabilidade. A Bamin pretende transformar a Bahia no terceiro
estado maior produtor de minério de ferro do Brasil. A Companhia possui
escritórios estratégicos em Caetité, Ilhéus, Belo Horizonte e sua matriz está
localizada em Salvador. O controle acionário da Bamin é da Eurasian Resources
Group (ERG).