Na segunda-feira, 26/07, a câmara municipal de Itabuna na Bahia, em cumprimento a norma do art. 30 inciso III da lei orgânica deste município, em consonância com a norma do art. 143 inciso VIII do regimento interno da casa legislativa com alterações promovidas pela resolução 009/20, teve a honra de entregar a profª Joana da Silva Lima, a Comenda Otaciana Pinto. A solenidade em comemoração ao centésimo décimo primeiro ano de emancipação político-administrativo do nosso município, aconteceu às 19h, no auditório do teatro municipal Candinha Dórea.
O evento contou com a participação do prefeito Augusto Castro, Secretários, vereadores e diversas autoridades. O vereador Adão Lima, indicou o nome da professora supracitada depois de analisar seu currículo e história de vida. Joana é especialista em direito público e privado e pós-graduada em avaliação da aprendizagem pela UNEB, também graduada em pedagogia, lecionou na faculdade Motenegro-Ibicaraí, atuou por duas décadas na rede privada como professora e coordenadora, e concursada nas redes municipal e estadual.
Nos últimos 15 anos vem desempenhando suas atividades na gestão escolar na rede pública, em 2020, ano em que a educação da Bahia teve melhoria no índice de avaliação doa IDEB, a profª Joana Lima comemorou o resultado do IDEB da unidade de ensino a qual estava sendo gestora. O avanço foi de 3.4 e estabelece como meta para 2021 com o patamar 3.6, é importante destacar que o resultado parece irrisório, mas em 2017, o colégio estadual de Inema não teve classificação. É bom salientar que não é a primeira vez que a professora Joana Lima, na sua gestão, contribui para a elevação do IDEB da escola, ela fez isso também, em 2009 na escola Lúcia Oliveira, situada na cidade de Itabuna.