O vereador prof Gurita propôs um grande pacto de reconstrução das áreas atingidas pelas fortes chuvas em ilhéus. A proposta apresentada ao prefeito de Ilhéus Mário Alexandre constitui um pacto de reconstrução, visando unir as forças de todos os segmentos da sociedade.
Segundo o vereador Gurita, com a união de todos a devolução da dignidade humana dos atingidos será alcançada mais rápido. A ideia é unir a força da cadeia produtiva com a solidariedade de setores da sociedade civil dispostos a contribuir com a reconstrução da cidade.
O poder executivo seria o timoneiro, os demais poderes seriam participes do processo, as organizações não governamentais e todos os cidadãos, em individual, podem ser participantes desse processo revolucionário de reconstrução coletiva. A ideia é que todos possam fazer a sua parte. Ainda que a organização tenha um gestor no fronte, todos tem parcela de contribuição na reconstrução. Com isso, o vereador prof Gurita conclamou a todos, em especial quem possa interessar e contribuir, a irmanar forças num objetivo comum e social de devolver a dignidade a quem foi atingido pela enchente seja direta ou indiretamente.