Na manhã desta segunda-feira, 13 de janeiro, o programa Falando Direito, da rádio Bahiana AM 1310 de Ilhéus, recebeu o comandante Alexandre e o presidente do Aero Club de Ilhéus, Lauro Calazans. Questionados pelo radialista Adilson Neves sobre os riscos do aeroporto Jorge Amado, o comandante foi categórico: “O aeroporto de Ilhéus é totalmente seguro.”
Sobre o tamanho da pista, Alexandre desmistificou o tema. “Ilhéus não é a pista mais curta do Brasil. Temos, por exemplo, o Santos Dumont, que é 250 metros mais curto e está em uma área urbana, sem área de escape”. Segundo o comandante, é preciso deixar claro que há um gabarito técnico para garantir operações seguras.
Ele reforçou que a aviação não opera com riscos. “Com que interesse uma empresa aérea colocaria passageiros, aviões e tripulantes em uma pista perigosa? Os aviões que voam aqui seguem rigorosamente as margens de segurança”, concluiu. Por exemplo, as aeronaves são calculadas para passar a aproximadamente 15 metros de altura no final da pista.
Durante a entrevista, Alexandre relembrou a
polêmica gerada por uma reportagem exibida no Fantástico em
2006, que apontava o aeroporto como um dos mais perigosos do Brasil. Segundo o
comandante, a matéria resultou no fechamento temporário do aeroporto pela ANAC,
causando grande transtorno à época. “Até hoje não se sabe as motivações dessa
reportagem, mas eu atesto que o aeroporto é seguro”, afirmou.