Desde a eleição de 1996 que o PT não é vice na chapa de ninguém; na ocasião foi vice do então vitorioso candidato professor Jabes Ribeiro, que em uma habilidosa articulação política, trouxe pra seu palanque, alguns bons pré candidatos a prefeito. É fato que ninguém pode negar, que o professor é mestre em articulações políticas. Na ocasião, além do PT, vieram para a campanha outros pré candidatos. A disputa era pesada, contra o então deputado federal Roland Lavigne, o pupilo do falecido senador ACM: coronel da política baiana. O vice indicado pelo PT foi o então vereador Abobreira.Nas eleições subsequentes, o PT não mais foi vice de ninguém. Em 2000 o candidato petista foi Nelson Simões, hoje fora da política eleitoral, (há 13 anos ele exerce o cargo de assessor especial do cerimonial do governador da Bahia; 8 anos com Wagner e 5 com Rui Costa).
Em 2004 e 2008 o candidato petista foi dr Ruy Carvalho, por duas vezes foi segundo colocado nas disputas, sendo que em 2004, por motivos judiciais estava na contagem do TRE como primeiro, pois os votos do candidato Valderico Reis, estavam sob judice. O embrolio do vice na chapa de Valderico só foi decidido na véspera da posse e por decisão do dr Elvecio juiz eleitoral, Valderico Reis foi diplomado e tomou posse em 01/01/2005, até ser cassado pela câmara de vereadores em 2007, seu vice nomeado no apagar das luzes, o bancário Newton Lima, assumiu o mandato tampão.
Em 2008, Newton Lima disputou e venceu Dr Rui Carvalho, que disputava novamente a eleição pelo PT, onde teve quase 28 mil votos.
Em 2012, diante de novos boatos de que o PT seria vice, a então vereadora professora Carmelita foi indicada candidata do PT e teve quase 30 mil votos, exatos 29.981 votos e foi derrotada pelo professor e mestre das articulações políticas de Ilhéus, Jabes Ribeiro.
Em 1992 o ex deputado Antônio Olimpio, venceu o professor Jabes e foi prefeito de 93/96 novamente, tinha sido de 76/82. Nessa época AO era o grande rival de Jabes. Muitos dizem que AO foi o maior oponente a altura do ex Jabes nas disputas locais. Vale lembrar que ambos eram do mesmo grupo e partido político o MDB.
Em 2016 novos boatos surgem de o PT ser vice de alguém, porém novamente a professora Carmelita foi indicada candidata do PT e ela disputou contra o ex-vice prefeito, Mário Alexandre, na época 2009/2012 vice do prefeito Newton Lima.
Mário Alexandre tinha sido vice da professora Carmelita na chapa derrota de 2012. Em uma daquelas volta que a vida dar, em 2016 Mário Alexandre teve uma vitoria acachapante, e o então vice prefeito Cacá, ficou em segundo lugar. Para 2020, novos boatos surgem sobre o candidato do PT ser vice de alguém. Porém o PT segue com a pré candidatura de Nilton Cruz a prefeito de Ilhéus, descartando possibilidades de vices. Nesses anos todos de fakes news (boatos), o PT não se preocupava e seguia nas suas campanhas até o fim. Tudo indica que isso ocorrerá novamente, apesar dos concorrentes alimentar boatos de vice do PT. Já no campo da realidade, alguns bons nomes são visto como vices qualificados pra qualquer chapa. O primeiro deles é do ex vereador por 3 mandatos e ex-presidente da Câmara Municipal por 2 mandatos, o advogado Joabes Ribeiro. Outro bom nome é do atual vice prefeito de Ilhéus Ze Nazal. Também da advogada Rubia Carvalho. O ex vereador e advogado Cosme Araújo, é também cotado e citado como um vice agregador de votos. Cosme anunciou que lançará sua pré campanha a prefeito em alguns dias.
O suplente de senador Bebeto Galvão é pré candidato a prefeito, porém também é apontado como um excelente e estratégico vice na chapa de qualquer candidato. Por fim, o nome da ex reitora da UESC e atual secretaria de ciência e tecnologia da informação da Bahia Adélia Pinheiro, tem seu nome colocado em qualquer diálogo de articulação pra vice. Nos próximos meses muitas conversas, e boatos vão rolar sobre os vices nas chapas. Só saberemos e teremos definições, ao concluir o prazo legal do fechamento das chapas pelo TRE. Até lá vamos analisando e observando todas possibilidades dos vices de Mário Alexandre PSD, Cacá Colchões PP, Valderico Júnior DEM, Nilton Cruz PT, Bebeto Galvão PSB, Cosme Araújo PDT, Lu Cerqueira PSDB, Professor Reinaldo Soares PTB, Roberto SD, Ze Nazal REDE, Jorge Luis Psol, Rodrigo Cardozo PCdoB, Thiago Martins do PRTB. Ou seja, os pré candidatos a prefeitura de Ilhéus que estão nas ruas e nas redes buscando apoios e votos.
Eu sou Jerberson Josué, um estudante na escola da vida