O período natalino está chegando e trazendo consigo novidades, que mexerão e aquecerão as eleições do próximo ano, em Ilhéus. O prefeiturável Valderico Júnior, percebeu que não poderia ter sucesso no PODEMOS, na base do governo estadual, devido a tantos candidatos desse eixo político e entrou com “Malas e cuias” no DEM do prefeito da capital baiana, ACM Neto, por considerá-lo seu “Salvador da pátria”, em uma aliança estratégica. Os círculos políticos ilheenses, apontam apostas favoráveis ao prefeito Mário Alexandre (Marão), que está em campanha de reeleição, como beneficiário dessa mudança de rota partidária de Valdérico Júnior.
A explicação da euforia dos liderados de Marão, decorre, paradoxalmente, do fato que o DEM deverá fortalecer a candidatura de Valderico e consequentemente subdividir ainda mais os votos de oposição a alcaide. Todavia, o PT do prefeiturável Nilton Cruz iniciou a construção de uma frente de centro-esquerda, com o PSB do suplente de senador Bebeto Galvão; REDE do vice-prefeito Nazal, PCdoB e Psol. Esse agrupamento partidário tem a possibilidade de contar com a adesão do PP do pré-candidato Cacá Colchões e assim se tornar o maior grupo político em densidade eleitoral da cidade.
O movimento do Democrata Valderico Júnior, ainda é uma incógnita. Principalmente porque pesquisas recentes sinalizam que o eleitorado ilheense tem o governador Rui Costa (PT) e o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), como seus maiores influenciadores eleitorais. Com 80% de aprovação do seu governo, Rui Costa ainda não está convencido de participar da eleição de Ilhéus, caso PT e PP não estejam no mesmo palanque. Com uma possível entrada do ex-presidente Lula na campanha de Nilton Cruz, a campanha petista acabará contando com a presença do governador Rui Costa, pois não será pertinente Rui e Lula não estarem juntos e solidários numa campanha em que o PT tenha necessidade de tê-los como alavancadores de votos e apoios.
Os petistas ilheenses consideram Rui e Lula, seus "bons samaritanos", que orientam os seus aliados a amarem o próximo como amam a eles mesmos. E com isso confiam que serão amados como amam eles.
Alheios a todo este enredo, estão a única mulher prefeiturável de Ilhéus, Lu Cerqueira (PSDB); professor Reinaldo Soares (PTB), o jovem Thiago Martins (PRTB), Roberto (Solidariedade) e o advogado Cosme Araújo (PDT), que obteve votações expressivas nas últimas eleições e que ainda não bateu martelo na opção de ser vice na chapa majoritária de Marão. Persiste a pretensão de Cosme ser prefeito de Ilhéus. Para a disputa de vereador, em Ilhéus, o DEM passa a ter possibilidades de eleger vereador e assim compor a próxima legislatura em pé de igualdade representativa com PSD, PT, PP, PSB, PDT, DEM. Os demais partidos não estão descartados, mas terão grandes dificuldades, salvo os que chegarem nas convenções bem organizados, com bons candidatos e estruturados.
Essa é minha opinião sobre o cenário político e eleitoral atual, faltando mais de 9 meses para que aconteçam as eleições municipais, embora a perspectiva seja de que o Natal do próximo ano será de “presente de Grego” pra muita gente, que já se sente sentada em seu trenó e voando em céu de brigadeiro!
Eu sou Jerberson Josué, um estudante na escola da vida.